terça-feira, 1 de junho de 2010

Análise - Em teu nome

Direção: Paulo Nascimento
Roteiro: Paulo Nascimento

"Em teu nome" estreou nos cinemas paulistas na última sexta-feira e não agradou muito a crítica e o público, que vêem no filme apenas mais um filme abordando um tema batido, a ditadura, ou um filme, que tecnicamente é fraco e seus personagens pouco profundos... Bom, "sei que tudo isso é verdade mas eu quero que se f... essa p.. de sociedade" já diria nosso amigo Charlie Brown.

Minha opinião? Um ótimo filme que merece ser visto, apesar dos pontos negativos, acredito que os positivos componham uma força maior na balança, porque no fim das contas, não importa se o filme aborda a realidade na favela, no nordeste ou volta a ditadura, o importante é que o filme seja bom, entretenha e nos faça pensar, provoque a reflexão... Afinal, qual o sentido do cinema senão este? Se queremos chegar ao nível da Argentina, enquanto produção cinematográfica, precisamos deixar de lado os preconceitos desta nossa geração, o cinema nacional é bom, falta incentivo e faltam pessoas preparadas para criar ótimos filmes, mas ainda assim há os bons filmes, e é com o reconhecimente destes que seguiremos em frente.


A história:

Boni é um estudante de engenharia (Leonardo Machado) que entre as aulas e horas de estudo se dedica a um movimento revolucionário que visa a derrubada da Ditadura Militar no Brasil. Se a trama começa com ele e alguns amigos imaginando e divagando sobre planos longinquos, com a evolução da fita vemos um embate político e cultural dos personagens tentando ganhar de volta o direito a liberdade em seu próprio país.

Após serem alvo de uma emboscada, Boni e seus amigos são presos, torturados e enviados para uma prisão no meio do nada. Algumas cenas de tortura nos fazem pensar em como nos anos 70, após a segunda guerra mundial, pessoas eram capazes de tratar outros seres humanos com tamanha crueldade e desrespeito, e o pior de tudo, no Brasil. E logo a história se centraliza na obtenção de anistia para aqueles que, como Boni, foram expulsos de seu país pelo regime militar vigente.

***

Nem de longe é um filme brilhante, nem de longe tem um roteiro perfeito e sem furos, mas apesar de tudo diverte e entretem. Mas claramente há falhas que sou obrigado a apontar. O filme tem pouca profundidade quando falamos de personagens, são muitos e pouco sabemos sobre eles, e para piorar as atuações não foram nada além de minímo necessário para se distribuir um filme. E o filme peca na insistência, e peca muito. Cena após cena somos obrigados a ouvir frases do tipo "Há pessoas sendo torturadas e mortas enquanto você estuda para sua prova". E o roteiro fraco nada ajuda na consistência do filme e na transição de cenas, há algumas promissoras que são cortadas sem serem bem exploradas. Diálogos muito intensos e pouco significativos para a história como um todo também atrapalham o ritmo do filme e sua capacidade de divertir, pois acabamos ficando hora ou outra meio cansados.

Mas nem só de momentos fracos vive o filme. A fotografia, na minha mais do que humilde opinião, é muito boa. Há cenas bem escuras na prisão que conseguem pegar muito bem o clima e ambiente das cenas e expressar o que os personagens estão passando com apenas um enquadramento bem feito. E por mais que a história se torne confusa as vezes, ainda assim durante o filme somos obrigados a concordar que estamos diante de uma bela história, sendo um tema passado e cansado ou não.

No fim das contas eu digo que vale a pena assistir se você não ligar para o tema e a idéia central do filme não lhe incomodar, mas se como a maioria dos brasileiros você prefere não ver filmes nacionais para assistir produções estrangeiras melhores feitas e com atuações deslumbrantes, opções no cinema não faltam, este filme não fará falta na sua bagagem se não vê-lo, mas pode fazer alguma diferença se sim. É igual ponto positivo na escola, se tiver melhor, mas se não, no fim você vai passar também.

Até mais.

0 Comments:

Post a Comment