segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Um dos filmes mais esperados do ano é "Tropa de Elite 2". Seu antecessor de 2007 foi um verdadeiro caos, tanto cinematográficamente quanto culturalmente, foi uma revolução no modo de se fazer cinema no Brasil e um passo a frente no modo como assistimos um filme, enfim... bom ou ruim não é a questão, gostar ou não é uma opção, mas é inegável que a fita tem um algo a mais, um quê de classicismo dispensado e um outro de filme nacional padrão.


Dito isto, vamos falar um pouco sobre "Rota Comando", o filme sobre a Tropa de elite de São Paulo, um dos piores filmes que já vi na minha curta vida, ou seria longa vida? Questão de ponto de vista.

O cinema nada mais é do que a degustação dos sentimentos que um determinado filme proporciona, e com os dois filmes objetos do post pude presenciar distintas emoções. Com "Tropa de Elite" me senti chocado, desafiado e quando a fita finalmente acaba mau consigo respirar, com medo de que minha respiração perplexa e arrastada pudesse me fazer perder algum momento importante ao qual eu nunca mais teria acesso (a não ser que voltasse o filme!). Ahhh, como é bom assistir à um filme e sentir-se assim, não estou comparando, mas um dos últimos filmes que me provocou tanto assim foi o ótimo "A Ilha do medo", já comentado no blog. Como eu ia dizendo, é muito bom assistir um filme que lhe provoque as mais diversas sensações, um filme cuja fotografia é magistral e mesmo assim consegue passar despercebida perante a grandiosidade do todo, não dá para apenas dizer, a fotografia é boa, muitos podem achar que passou dos limites, mas para o cinema os limites inexistem, ao contrário das pessoas.

Bom.. acho que deu para entender que gostei de "Tropa de Elite", não deu? Mas e "Rota Comando"? O que posso dizer é que quando o filme acabou, suas mais de 2 horas, me senti chocado também e não puder conter algumas risadas e uma sensação incômoda de que eu havia perdido algumas horas preciosas que eu nunca mais teria de volta, mas para saber se algo vale a pena ou não só assistindo, certo?

****

Lá estava eu, andando na locadora em meio a milhares de opções, quando o tal "Rota Comando" me chama a atenção, um filme independente (mais liberdade, porém menos verba) sobre a Rota, impossível conter os flashes de "Tropa de Elite" na minha cabeça, resolvi dar uma chance, já haviam me falado sobre algumas cenas, que eram fortes e tudo mais... Não me lembro muito bem de quem me disse isso, mas essa pessoa é, no mínimo, uma fanfarrona. Filme chato, sem história, sem verba, sem atores e lotados de clichês mal feitos.

Uma vez me disseram que a narração no cinema é fruto da preguiça de roteiristas, que não conseguem dizer as coisas através de cenas e atos e apenas fazem um personagem qualquer narrar uma idéia central; nunca acreditei nisso, acredito que há narrações e narrações, "Tropa de Elite" não seria o mesmo sem a voz úmida e grave do Capitão Nascimento narrando algumas de suas cenas e pensamentos, o mesmo se aplica para "Zumbilândia" (um dos melhores filmes que vi neste ano), como ensinar as regras de sobrevivência sem uma narrativa? Narrativas são envolventes se bem feitas. Mas como eu disse, há narrações e "narrações, e o que vi em "Rota Comando" foi uma das piores que já vi, sem sentido e sem um fim plausível, atrapalharam o filme, não ajudaram nem um pouco na compreensão da história, preciso dizer que este roteirista não era preguiçoso, apenas ruim.

Mas o que "Tropa de Elite" tem que "Rota Comando" não tem? Uma música boa (só para começar?).

Chegou a Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você
Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral, e também vai pegar você

Chega pra lá, chega pra lá
Tô chegando e vou passar
Cheguei de repente, vai ser diferente
Sai da minha frente
Sai da minha frente meu irmão, não
Não vem com isso não
Tô chegando é de ladrão
Porque quando eu pego eu levo na mão
Não mando recado vou na contramão

E agora...

Matar ou Morrer
Matar ou Morrer
Quando os homens disparam
Matar ou Morrer
Matar ou Morrer
Os anjos se calam

Rota Comando agora
A morte está rondando

"Mão na cabeça filho da puta!"

Os homens disparam
Matar ou Morrer
Matar ou Morrer
Os anjos se calam

Eu, particularmente, gostava do Paulo Ricardo (no RPM), mas esta música do filma da Rota lembrou mais o BBB do que remeteu à ótima canção do Tihuana e ao filme do Bope.


Até agora eu me pergunto quem era realmente o protagonista de "Rota Comando", você sabe? A fita apresenta uma infinidade de personagens, mas não se aprofunda em nenhum, a trama começa de um jeito e acaba de outro, e nem de longe tem uma grande performance como a de Wagner Moura e nem de muito longe tem uma presença e uma cara própria. 

****

Relendo algumas coisas que escrevi neste post pude perceber uma certa revolta, e acabei fazendo muito algo que não gosto muito, criticar um filme tendo outro como base, peço desculpas, mas não é possível não traçar um paralelo entre os dois filmes, principalmente quando a intenção de um copiar e tirar uma lasca do sucesso do outro é escandalosamente nítida. 

Chato e indigno de uma análise complexa, não é necessário muito senso crítico para desgostar de "Rota Comando", esta é a minha opinião.

Vou parar o post por aqui, melhor.

"Tropa de Elite 2" estréia em outubro, tenho certeza que vou me decepcionar com ele (não porque ele será ruim, mas minha expectativa já está muito grande para ser correspondida), enquanto ele não estréia aconselho vocês a não assistirem "Rota Comando", se mesmo assim assistirem, bom... sempre vale a pena dar risada.

Até mais.