segunda-feira, 7 de junho de 2010

Desabafo - MTV Movie Awards

Ontem a noite aconteceu a premiação anual da MTV, e como todos os anos é decepcionante assistir as palhaçadas cinematográficas que são premiadas nesta noite de puro lobby.

Eu comecei a assistir a premiação, mas depois que a Kristen Stewart recebeu o concorridíssimo prêmio de melhor atriz (eu não gosto da Sandra Bullock, mas realmente torci por ela dessa vez) eu decidi que meu tempo seria melhor gasto dormindo, e hoje de manhã vendo os vencedores realmente percebi que fiz o certo.

Preciso começar dizendo que não tenho nada contra "Crepúsculo" ou "Harry Potter", aliás, até gosto de Harry, mas daí até ele ser um dos melhores filmes de 2009. Eu não faço ideia do critério utilizado para a escolha dos indicados, e sinceramente, há coisas que é melhor nem saber (essa é uma delas).

Enfim... se por acaso eu acabar ofendendo alguém ou discordando de alguma opinião, me desculpem. Felizmente vivemos em um país onde a livre expressão ainda existe, UFA!!!.



É inimáginal que um filme "meia-boca" como "Crepúsculo" (me desculpem os fãs mas o filme nem de longe chega a ser bom) ganhe como melhor filme de 2009, não existe explicação plaúsivel para tal ato insano, na verdade até há, né? Que premiassem "The Hangover", que premiassem um filme da Xuxa ou do Didi, mas "Crepúsculo"... palhaçada. E sabe porque este filme ganhou? Porque alguém na MTV acha que os vencedores da noite devem ser escolhido pela audiência. Ok... vamos analisar isso. Quem é a audiência da MTV (a mesma MTV que tem um programa chamado "Colírios")? São pré-adolescentes que lêem a Capricho, e isso a MTV deixa claro com seus programas e até mesmo com seus comerciais. Então tá, o público que escolha os vencedores da premiação, se é que precisa de votação para saber quem vai vencer.

***

Robert Pattinson venceu a “disputa” por melhor ator pela sua “memorável” atuação em “New Moon”. Uau, valeu a pena os 15 minutos que ele apareceu lá hein, eu assisti este filme (sério...) e o pai da Bella apareceu mais que ele, para vocês terem noção da inconsistência dos fatos. E olha que esses 15 minutos nem foram de uma atuação muito boa hein, foi no nível do primeiro filme (putz!) e daquele "Lembranças"(já comentado no blog). Ahhh, e nosso galã ainda levou de brinde o prêmio de Estrela Global, olha! Parabéns...

Mas tudo bem, era esperado "Crepúsculo" ganhar o melhor filme, seu casal serem os melhores atores e ambos protagonizarem o melhor beijo, certo?

Melhor Cena de Terror: Amanda Seyfried por "Jennifer's body" (Garota Infernal em português). Tá... acho que erraram neste prêmio, será que eles não queriam premiar ela por melhor atuação cômica? Meu.. eu assisti este filme, ele foi produzido pelo Jason Reirman e escrito pela Diablo Cody (Diretor e Roteirista de Juno). O filme é legal, tem uma histórinha boba, mas no fim das contas é assistível, mas não lembro de ter visto alguma cena de terror nele... acho que os meus critérios sobre o que seja Terror que estão errados.. é, deve ser isso mesmo.

Eu nem sei quantas categorias eram, mas dando uma olhada entre os vencedores houve uma, e apenas uma categoria na qual eu realmente achei que houve um certo critério... certamente os filmes premiados no MTV Movie Awards são os mais comerciais do ano antecessor a premiação, logo muitos filmes bons não aparecerão por não serem, tão comerciais, e isto é um fato. Mas dos filmes aptos a concorrer, um dos melhores que vi ano passado realmente foi "Up in ther air", filme que deu o prêmio de atriz revelação para Anna Kendrick. Ela não é uma revelação... teve algumas boas atuações em outros filmes, mas tudo bem, valeu o prêmio para ela.

****

Para finalizar, vou dar uma bronca em todas as garotinhas e garotinhos fãs de Harry Potter que passaram horas dos seus preciosos dias votando nas categorias nas quais o filme concorria. Como é possível, e aqui saliento que estou muito indignado, que Tom Felton ganhe como Melhor Vilão? Ele é um ator bom, não é ótimo... mas era a segunda opção, e no máximo a segunda, até porque concorriam com ele a Helena Bonham Carter por "Alice" e Stephen Lang por "Avatar" (que não foi indicado para nada, que revolução cinematográfica oquê! queremos Edward!). Enfim... sinto até vergonha de dizer que ele, Tom Felton, "conseguiu ser melhor" (na imaginação de milhares de pessoas) que Christoph Waltz (Batardos Inglórios), que teve uma atuação, aí sim, memorável em "Bastardos". Não acredito... se a premiação tinha algum crédito, perdeu todo ele aí...


Melhor Filme
The Twilight Saga – New Moon

Melhor Atuação Feminina
Kristen Stewart por “Twilight Saga – New Moon”

Melhor Atuação Masculina
Robert Pattinson por “The Twilight Saga – New Moon”

Maior Revelação
Anna Kendrick por “Up In The Air”

Melhor Atuação Cómica
Zach Galifianakis por “The Hangover”

Melhor Vilão
Tom Felton por “Harry Potter and the Half Blood Prince”

Melhor Beijo
Kristen Stewart e Robert Pattinson em “The Twilight Saga – New Moon”

Melhor Cena
Ken Jeong em “Hangover”

Estrela Global
Robert Pattinson

Melhor Cena de Terror
Amanda Seyfried em “Jennifer’s Body”

Maior Badass
Rain

Melhor Luta
Beyoncé Knowles vs. Ali Larter em “Obsessed”

MTV Generation
Sandra Bullock

Até mais.

2 Comments:

  1. Unknown said...
    Poucos premios podem ser levado a sério no mundo cultural, pois não é a cultura que é julgada e sim o poder comercial.
    Acredito que o único premio do cinema que pode ser levado a sério é o Festival de Berlim, que varre o mundo atras de bons filmes, apesar de ter dado o principal premio para Tropa de Elite em 2008. O Oscar também é um bom premio, porém é muito limitado a Hollywood.
    Mas isso acontece sempre, o único valor julgado é o dinheiro, normalmente o premio profissionais do ano organizado pela Globo é dado para a agência que mais gastou em sua emissora, para a marca mais veiculada e para o mídia mais alienado. =/

    Parabéns pelo post, muitos teriam medo de expressar a sua real opnião, alguns blogs preferem concordar com a maioria.
    Anônimo said...
    Oi, Átila,

    Concordo em gênero, número e grau com o que você falou. E acho que até mesmo a sua justificativa para as vitórias do Crepúsculo estão corretas. Não sei quem compõe a 'banca' que elege os vencedores no MTV Movie Awards, mas com certeza não são estudiosos do cinema. A maioria provavelmente nem sabe o que faz um diretor de arte ou a dificuldade do trabalho de um diretor de fotografia.

    O critério deles provavelmente é baseado na audiência mesmo. E no show. Quantos vídeos ficaram famosos no youtube de vencedores se beijando ou apresentando ao vivo cenas dos filmes quando sobem ao palco para receber o prêmio?

    Eu não assisto a essa premiação, mas tambémnão critico, porque de uma forma ou de outra esse público merece um programa do gênero e o programa cumpre seu papel, que é agradar ao público pra qual é destinado.

    Me deixa indignada o Oscar. Esse sim. Eles tem um propósito. Os vencedores são escolhidos por um grupo que se chama de 'Academia' e mesmo assim a votação é desleal, cheia de interferência política e birras pessoais...

    De qualquer forma... Adorei o blog e vou acompanhar sempre! Parabéns!

Post a Comment