domingo, 14 de março de 2010

Análise - Lembranças

Sinceramente? Não me decepcionei com o filme. Mas certamente foi porque já não esperava nada dele desde o ínicio.

"Nossas digitais não se apagam das vidas em que tocamos".

O que esperar de um filme que começa com uma frase dessas? Ainda mais sendo pronunciada pelo vampiro Edward, ahn?

Pouco consistente e com personagens fracos e mau trabalhados, essa é minha impressão do filme, que apesar disso tem lá suas boas cenas, poucas, mas tem, e o clímax do fim ainda vale uma parte do ingresso.


Dirigido por Allen Coulter com roteiro de Will Fetters, este é "Remember me", mais um filme esquecível para minha coleção.

A história:

Tyler é um garoto problemático desde a morte do irmão. Não sabe o que quer da vida e não sabe para onde vai. Bebe e fuma excessivamente. Ally (Emilie de Ravin - Lost) é filha do policial que prende Tyler após uma briga em um bar. Uma aposta dá ínicio ao romance dos dois, que tinha tudo para alcançar uma profundidade digna de bons filmes como "Candy" e "Requiem for a dream", mas se mostra mais um passatempo para chegarmos logo ao final trágico, ou talvez para alguns nem tanto.

Se a história e o par romântico já pareciam um tanto quanto clichês, vão com calma, pois ainda tem mais. Tyler tem o dom para sofrer, e ele gosta, e ninguém pode negar. Ele encontra os mais ridículos motivos para brigar, se sentir infeliz e miserável, ah, e gosta de poesia.

O que começou em uma aposta transforma-se em amor, um amor que podia transformar Tyler e Ally, que tem um coração e uma mente desfigurada desde de o assassinato de sua mãe, durante um assalto no metrô, fato que a menina presenciou. Mas o que acontece na fita é que Ally é pouco trabalhada e pouco conhecemos a garota durante o filme, ela é mais um brinquedinho de Tyler, mais uma em sua cama, apesar de o filme nos mostrar uma outra perspectiva.

E em um filme como este não podia faltar a bipolaridade familiar que tanto sucesso faz no cinema. O pai executivo, distante, sem tempo para os filhos e sempre ocupado. A irmãzinha a quem o herói deve proteger, estranha, sem amigos e triste, sempre esperando o pior da familia, além da mãe que estava ali, apesar de um papel pouco significativo. Esta é a familia de Tyler.

Em meio a um roteiro pouco consistente, com pouca coisa a oferecer, o filme nos leva durante uma longa jornada à vida do garoto Tyler para a única coisa que realmente vale a pena no filme, seu fim, e nem vale tanto assim, enfim, acho que eles sabiam que a história não era nada demais, as atuações não foram nada demais, o que restava era o fim, e certamente o filme foi trabalhado em torno dele, cheio de referências sutis, que eu sinceramente só percebi depois que saí do cinema.

*****

A fita vai fazer um certo sucesso, isso pelo Robert Pattison que está longe de ser um grande ator. O filme usa e abusa de closes do galã, o que certamente levará a loucura as menininhas frenéticas e todos os outros fãs de Crepúsculo.

Algumas coisas não são tão fáceis de se controlar e muito menos de se aceitar, há momentos na vida que não entendemos e certamente não entenderemos nunca, a vida é curta e devemos aproveitar cada instante, mesmo que não seja o que você esperava, mesmo que o que você faça não valha nada para o mundo, e realmente não vale, mas faça, é preciso. Essa é a mensagem do filme, passada de uma forma nem tão genial, mas passada.

Não acho que seja necessário comentar atuações. É só dar uma olhada no elenco, mas devo dizer que Pierce Brosnan foi bem, quer dizer, foi. Pagando bem, que mal tem, não é Pierce?

****

Enfim, não é o pior filme do ano. Não será. Mas não será o melhor, e isso nem de longe, mas acho que cumpriu o seu papel, dar um gostinho a mais de Edward para os fãs de Crepúsculo, espero que "The Runaways" que estréia esse mês, com a dupla Dakota Fanning e a Bella (Kristen Stewart) não tenha a mesma pretenção, e seja realmente bom, tanto quanto a banda merece. E Kristen, encarnar a Joan Jett é bem maior que ser uma menininha apaixonada por um vampiro, mas isso você deve saber!

Até mais.

5 Comments:

  1. Lígia said...
    Eu já tinha ficado meio assim quando vi o trailer do filme, mas agora lendo o que vc escreveu desisti de assistir.
    Tirando que eu acho que o Robert Pattinson vai ser eternamente assombrado pelo papel de Edward, toda vez q eu vejo algo dele não consigo pensar em outra coisa. Ainda mais q pelo jeito ele faz o mesmo papel melodramático de a saga Crepusculo, pq eu vou te contar quando eu assisti esse filme se eu ganhasse 0,50 cada vez q ele falasse algo piegas como "vc é o ar q eu respiro" eu estava milhonária.

    beijos
    Thaynan said...
    Eu discordo. Achei o filme otimo, e bem trabalhado sim. =) Não vi nada de errado com as sitaçoes que ele faz no filme, e Edward é um persoonagem que Roobert entreperta.. portanto, as sitaçooes sao feitas poor Tyler =)
    Discordo novamente quanto a Robert ser um mal ator, ele passa a 'imagem' e Tyler muito bem, sendo esse um menino revoltado, confuso que perdeu o caminho/rumo, e quer fazer algo que seja significante as pessoas/mundo. Sendo um papel 'complexo' que ele conseguiu muito bem. O desfeixo esta otimo. E a mensagem do filme, da para ser compriendida sim, por aqueles que sao capazes de compriende-la, claro. =)
    Thaynan said...
    Eu discordo. Achei o filme otimo, e bem trabalhado sim. =) Não vi nada de errado com as sitaçoes que ele faz no filme, e Edward é um persoonagem que Roobert entreperta.. portanto, as sitaçooes sao feitas poor Tyler =)
    Discordo novamente quanto a Robert ser um mal ator, ele passa a 'imagem' de Tyler muito bem, sendo esse um menino revoltado, confuso que perdeu o caminho/rumo, e quer fazer algo que seja significante as pessoas/mundo. Sendo um papel 'complexo' que ele conseguiu muito bem. Com relação ao desfeicho, ele esta otimo. E a mensagem do filme, da para ser compriendida sim, por aqueles que sao capazes de compreende-la, claro. =)
    Clécia said...
    Como Jack estripador dizia "Vamos por partes"
    Edward não é um dos MELHORES atores,mas estã caminhando para isso.Afinal precisa-se de muito trabalho e a carreira dele começou a dar um grande passo apos a saga Crepusculo.
    O seu papel no filme LEMBRANÇAS foi bem interpretado,afinal ele é apenas o ator e não o autor!
    O filme deixou a desejar, no começo tinha tudo pra ser bem interativo mas a cada capitulo a historia ia se desfazendo em 'sei lá o que'.

    Enfim, de uma coisa eu tenho certeza,vc é bem melodramatica!Não desmereça o prestigio do ator ou as fas simplesmente pq não gostou do crepusculo.Sei que vc tem um atorzinho pra puxar a sardiinha!!

    Bjs queridinha.
    Anônimo said...
    nao gostei do seu comentaria este filme e muuito boom,so esta falando isto pq nao gosta das atuaçoes do robert nos filmes resumindo seu comentario sobre o filme esta totalmente errado!!!

Post a Comment