terça-feira, 18 de maio de 2010

Análise - A Hora do Pesadelo

Direção: Samuel Bayer
Roteiro: Eric Heisserer

Remake do clássico filme de 1984 do diretor Wes Craven, a nova versão chega em busca de novos fãs para a série, com algumas mudanças, uma nova trama, um novo Freddy Krueger e o mesmo estilo "slasher movie" de sempre.

A história:

Um grupo de jovens unidos por um passado trágico começam a dividir um mesmo sonho, aliás, um mesmo pesadelo. Todos estão sendo perseguidos por Freddy Krueger enquanto dormem, indefesos diante do monstro, tudo que podem fazer é lutar contra o sono que acaba vencendo pelo cansaço. Na trama nada de diferente, o filme em geral não apresenta grandes novidades ao genêro terror / suspense. Mas não é por isso que deixa de ser muito bom.

Tudo que estes jovens podem fazer para tentar se livrar de Freddy é entender o passado que esconde as razões do ódio do assassino por eles. E é isso que eles fazem, ou pelo menos os que sobrevivem fazem.

Enfim, todo mundo sabe o que vai acontecer, o interessante do filme é como as coisas acontecem. Com cenas interessantes e diálogos secos e rápidos o filme segue um bom ritmo que pouco deixa a desejar em questão de roteiro e continuidade. Se você quer assistir a um suspense super trabalhado com diálogos extensos, tramas mirabolantes e atuações impecáveis, bom... preciso lhe dizer que está no caminho errado se acha que "A hora do pesadelo" será o filme a proporcionar tais momentos. Ele serve como diversão momentânea, é um filme a se deixar na gaveta para quando bater uma saudade, mas nada além disso.

****

Obviamente a fita deixa a desejar em alguns aspectos, mas pera lá... Li muitas críticas sobre o filme. Dizem que falta algo, clamam por uma trama mais fiél à original, se perguntam o porque da pouca participação da rua Elm na trama, e não cansam de bravar que este remake não chega aos pés do original. Bom... eu acho que chega sim aos pés da versão de 1984. Não só chega como, dependendo do dia, pode até ser melhor. Erros? Ambos os filmes tem, mas, e isso é minha humilde opinião, este novo tem uma trama muito mais consistente, apesar de simples não há nenhuma falha (grotesca), apenas peca na inexperiência do roteirista que faz seu debut em "A hora do pesadelo". E se não há atuações memoráveis, certamente nenhuma deixa a desejar.

Uma coisa que não posso deixar de comentar, e aí sim, neste ponto não há espaço para debates, é sobre as cenas onde Freddy assola os jovens em seus sonhos. Samuel Bayer de forma preguiçosa conseguiu estragar um dos pontos mais interessantes da primeira versão que era a sensação de nunca sabermos se os personagens estavam ou não sonhando. É tudo mastigado neste filme. Ele chegou a idiotice de mudar o tom das cores toda vez que o filme entra no sonho de um dos personagens... e com erros nítidos de direção acabamos sabendo exatamente as horas que devemos nos assustar... Não que isso nos poupe dos sustos.

****

E as mortes? Se não foram as mais marcantes mortes do cinema, são no mínimo interessantes. Podíamos ter tido algo além do clichê das duas olhadinhas para o lado e bãã. Mas tudo bem, dá para relevar, até porque mesmo se deixando levar por este típico jeito de assassinar personagens o filme não perde em criatividade ao explicar aos poucos toda a história que liga todos aqueles jovens ao horrendo Freddy. 

E falando no Freddy, interpretado neste remake pelo veterano Jackie Earle Haley, devemos também abaixar a cabeça e apenas concordar que o vilão de chapéu sujo e agasalho listrado protagonizado em 84, magistralmente, por Robert Englund fica há anos luz em questão de interpretação, milhares de vezes melhor. Não tenho muito o que falar sobre isso, vejamos assim: um dá medo e o outro dá, seilá... pequenos calafrios?

A intenção do filme era atualizar a franquia para a nova geração e ganhar uns milhões. Ok, feito! Agora, se o filme vai ou não criar mais uma legião de fãs como o seu progenitor não sabemos, os tempos são outros, a juventude é outra, em tempos onde Justin Bieber é o rei do pop e Robert Pattinson é um bom ator, o que podemos esperar? Aliás, acho que o Freddy Krueger podia pensar seriamente na idéia de perseguir estes dois em seus sonhos.

Bons sonhos e até mais.

1 Comment:

  1. Unknown said...
    Este comentário foi removido pelo autor.

Post a Comment