sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010


Ontem à noite fui ao cinema, plena quinta-feira, sessão das 22h, um filme muito comentado há algum tempo e quando estreou transformou-se em um filme nem tão aclamado pelas bilheterias tupiniquins, seria a sina daqueles que competem com "Avatar"?: "Amor sem escalas". A sessão estava vazia, literalmente vazia, a não ser por três ou quatro casais se "pegando" em cantos estrategicamente escolhidos. Foi muito bom não ter o barulho de crianças e adultos conversando, pessoas se arrumando nas cadeiras e a todo momento alguém passando na sua frente para  ir ao banheiro.

O Filme:

Fui para o cinema com uma grande expectativa, claro, temos um elenco formado por George Clooney, Vera Formiga, Anna Kendrick, além da direção, assinada pelo ótimo Jason Reitman, diretor de Juno. No fim... Saí um tanto quanto decepcionado.

Bom, vamos nessa, mas sem spoilers, é lógico ;)

Up in the air, título original, é baseado no livro de Walter Kim e narra a história do emético Ryan Bingham, um funcionário de uma empresa especializada em demissões. Ele viaja o país demitindo funcionários de diversas empresas, deste modo passando grande parte de seus anos "na estrada", ou seria "no ar"? Tudo vai bem para sua carreira, um pouco medonha, até que ele se confronta com duas mulheres que mudarão de alguma forma sua maneira de pensar, e não bastasse, algumas mudanças profissionais que o farão ficar de cabelo em pé.

Mas esta história é só o pano de fundo para uma história que mostra de uma maneira inteligente as diversas formas de se relacionar e o quanto é díficil mudar hábitos e antigas maneiras.

*****

Nas minhas pesquisas pela internet eu vi muitas discussões com o tema: "Up in the air, romance ou não?". Na minha humilde opinião, é um romance, é um clichê, mas acima de tudo é bom. Pensando um pouco melhor, apesar de clichê é fresh e new. Estranho? É sim, nem eu entendo muito, sabe?

Nos primeiros 15 minutos eu jurei que o filme seria um saco e que seriam minutos e mais minutos de tédio: doce ilusão. Clooney conseguiu transformar um personagem pouco carismático em algo a se comentar positivamente no filme. E com o passar do filme fui percebendo como a Anna Kendrick tem evoluido como atriz, e a belissima Vera Formiga é notável, não há palavras para descrever como é bom vê-la atuar. No mais: um roteiro bem feito e nada além. Posso dizer que esperava mais de Jason Reitman, os atores fizeram tudo que estava ao alcance deles no filme, que tem uma boa proposta, não entendo porquê, mas não foi o que eu esperava.



Amor sem escalas no Oscar


O filme compete em 4 categorias no Oscar deste ano:

  • Melhor diretor - Jason Reitman
  • Melhor ator - George Clooney
  • Melhor atriz coadjuvante - Anna Kendrick / Vera Formiga            *****  Indicação dupla
  • Melhor Roteiro adaptado

Nada além do esperado. Clooney como sempre entra na lista dos atores e Reitman compete por competir. Sejamos realistas: o Reitman está na lista dos indicados porque a disputa é entre 5, mas a real disputa da melhor direção é entre 2, e infelizmente ele não está nessa.

Melhor ator: O George Clooney tem chances, pequenas. Morgan Freeman (Invictus) deve levar essa, mas deve também se cuidar já que o Jeremy Renner tem a seu favor o estrondoso sucesso de seu filme: Guerra ao terror. Mas apesar disso, não podemos ignorar o vencedor do globo de ouro: Jeff Bridges, por Crazy Heart. Mas digamos que o George está no páreo este ano, tudo pode acontecer, esta é uma categoria sem um grande favorito, mas com grandes atuações.

Melhor Atriz Coadjuvante: Ahhhhhhhhh. Esta sim será uma disputa boa. Mo'nique e o aclamado "Preciosa", grande surpresa em Sundance, Penélope Cruz, sempre ótima em seus filmes e Maggie Gyllenhaal (só para completar, não?) fecham a disputa com as 2 atrizes de "Amor sem escalas". Apesar da ótima atuação da jovem Anna Kendrick, esta ela não ganha, esta disputa deve se polarizar entre Mo'nique, mais pelo que seu filme representa do que pela boa atuação, e foi boa, e na outra vertente fica a Vera Formiga. Claro que prever o futuro é realmente impossível, mas acho que o Oscar fica nas mãos da Mo'nique, por mais que eu torça pela Vera, acho dificil ela conseguir esta, mas fica meus parabéns ao ótimo filme que ela, ao lado de Clooney protagonizou, sim, sim, protagonizou. E lembrando que a Mo'nique já levou o melhor atriz coadjuvante no Globo de Ouro... Agora ficou difícil mesmo, hein Vera?

E por fim, mas não menos importante, temos a grande chance de Oscar de "Up in the air":

Melhor roteiro adaptado: Baseado no livro de Walter Kim, o filme deve levar esta estatueta, apesar dos grandes concorrentes:

Distrito 9 - Neil Blomkamp e Terri Tatchell
Educação - Nick Hornby
In the Loop - Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Lannucci e Tony Roche
Preciosa - Geoffrey Fletcher

Analisando os concorrentes esta é uma das categorias mais dificil de se escolher um vencedor, mas mesmo "Up in the air" não sendo o melhor filme dos 5, na minha opinião, acho que leva esse aí, seilá, uma sensação que ficou ainda maior depois do Globo de Ouro, que premiou na categoria de melhor roteiro: "Up in the air". Justo? Bom, não é meu preferido, mas nem tudo que se quer é o que se tem.


Fiquem ligados que nos próximos posts farei algumas previsões de algumas grandes categorias do Oscar deste ano, além de analisar alguns outros bons filmes, que sejam dignos de tomar o precioso pouco tempo que tenho.

Até mais.

5 Comments:

  1. Anônimo said...
    Esse filme é muito bom xD
    Bianca said...
    legal \o/
    Tegani said...
    *--* Adoro o Clooney e os filmes que ele faz.
    Pod papo - Pod música said...
    Já ouvi falar nesse filme e me interessei muito pois eu estudo RH e um dia eu terei que demitir algum funcionário, rs..

    Beijos
    Anônimo said...
    vo assistir assim q assaltar minha poupança!

Post a Comment