quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Heath Ledger: 1979 - 2008


O último filme de Heath Andrew Ledger. A mais bela loucura de Terry Gilliam. Muito mais que um simples filme.


*******


Acabei de assistir este filme. E não consigo parar de pensar em como Ledger fará falta ao cinema. E como ele foi brilhante neste seu último ato, claro, em parceria com o Terry Gilliam, diretor de "12 macacos" e "Os irmãos Grimm".

Se você assistiu alguns filmes deste diretor vai perceber que este, de longe, é seu filme mais trabalhado na parte visual, efeitos especiais brilhantes, cores fortes e contrastes interessantes. Além de loucuras dignas do próprio: mãos flutuantes, escadas gigantes que te fazem tocar as nuvens, balões em formato de cabeça e muito mais.


Não é uma história que agrade gregos e troianos, mas é algo que os que apreciarem guardarão para sempre na memória, e aqueles que desgostarem do filme, bom, que a força esteja com vocês.Terry é diferente, ele pensa diferente. Ele é como você e eu, mas pensa como ele e ela. Sua mente é assim, ele cria devaneios como nós criamos desgosto e ele, pela primeira vez, posso dizer com certeza, me fez gostar de um filme de sua autoria.


O Filme:


Um pacto com o Diabo. Um espelho que nos leva aos nossos mais escondidos sonhos e desejos. E a atuação mais sincera em que vi Ledger, talvez tão boa quanto seu Coringa.


Dr. Parnassus (Christopher Plummer) era imortal. Era. Ele e seus companheiros, um anão, sua filha e um ex-garoto de rua, vivem de apresentações, um show itinerante, que transporta as pessoas à viagem mais insólita de suas vidas. Ao passarem por um espelho as pessoas são jogadas em suas próprias mentes, e com o auxilio do Dr. farão uma escolha que mudará o modo como vêem e vivem as vidas, isso se fizerem a escolha certa.



A história começa a se desenhar quando o diabo (Tom Waits) chega para cobrar uma dívida de Parnassus. Ele é um jogador, e fez uma aposta muito perigosa, ele apostou sua filha. Mas ainda há uma esperança para salvá-la, uma nova aposta. Quem conseguir 5 almas primeiro fica com ela. Parnassus, para conseguir tais almas, precisa trazer pessoas para seu show, que se antes era um sucesso, há uns mil anos atrás, hoje é um fracasso e antiquado, e fazê-las entrar no seu espelho para fazerem "a escolha certa".


E em uma estrada, no caminho para sabe-se lá onde, eles encontram Tony (Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel). Enforcado, vivo, sem memória e com uma lábia extraordinária. Este é Tony. Que é vivido por Ledger, mas que quando no mundo imaginário de Parnassus é vívido também pelos 3 outros atores. Ledger morreu 6 semanas antes do fim das filmagens do filme. Para cobrir as lacunas e não perder o filme eles encaixaram outros atores para terminar o papel. E posso dizer uma coisa, se isso tivesse sido pensado e produzido desde o início não ficaria tão bom. E ficou bom demais. As cenas com os outros atores não são nem um pouco estranhas, aliás, combinam com o mundo alternativo do filme, onde você pode ser quem você quiser.


Logo Tony é incorporado a trupe, para desespero de Anton (Andrew Garfield, O menino sem teto, cujo Parnassus "adotou") que vê sua amada Valentina (Lily Cole, Filha de Parnassus) caindo de amores pelo jovem sedutor que esconde segredos que mudarão os rumos da história. Aliás, há algo mais sedutor que um barbudinho sem memória? Eu diria que sim, mas vai dizer isso para a Valentina.


Este filme é legal. É, na minha opinião, o melhor de Terry Gilliam. Inquestionavelmente foi muito bom poder presenciar o Heath Ledger atuando, é perceptível como ele cresceu depois do coringa, infelizmente nunca poderemos medir o quanto.


O filme é uma viagem mesmo, alternando diálogos suaves com marretadas psicológicas, romance e amor paternal, e até mesmo criticas à nossa sociedade contemporânea. Vale a pena conferir, tanto pelo filme como por Ledger, que infelizmente foi o que tornou o filme grande, da maneira mais triste possível, com sua morte.


Por hoje é esse filme. Até mais.

4 Comments:

  1. Mariana said...
    NÃO ACREDITO QUE VOCÊ ASSISTIU ESSE FILME SEM MIM! TE ODEIO.
    Anônimo said...
    NÃO ACREDITO QUE VOCÊ ASSISTIU ESSE FILME SEM MIM! TE ODEIO. [2]
    psoakspaoksapokspaokosak

    BEIJOS
    jeni rs
    Thaline said...
    NÃO ACREDITO QUE VOCÊ ASSISTIU ESSE FILME SEM MIM! TE ODEIO. [3]
    .. said...
    Vou seguir teu blog, pois tem um assunto que eu me interesso bastante que é o Cinema, faz parte de uma das coisas que mais quero pra minha vida, portanto vou ler seus post's

    valeu ;)

Post a Comment