sábado, 6 de fevereiro de 2010

Análise - Bastardos Inglórios


Boa noite à ti.

Bastardos Inglórios! O que falar sobre tal filme? Boas atuações, boa direção e bom roteiro. Mas certamente o filme tem um algo a mais que nos deixa excitados e até certo ponto acanhados.

Eu me lembro bem de sair do cinema, passava da meia noite, com aquela sensação de que algo havia mudado, nada aparente, mas aquele filme marcou um antes e depois, e ainda não sei o que, mas algo definitivamente não está igual. E se você assistiu "Bastardos Inglórios" deve ter sentido a mesma sensação.

Faz um certo tempo que assisti este filme, mas a pedidos de uma amiga aqui está uma pequena análise sobre este marco do cinema e de vossas vidas: este post é dedicado ao filme que salvou a todos nós da mesmisse, nem que o tenha feito por algumas horas.



O Filme (Sem spoilers, certo?):

II Guerra mundial. Os nazistas estão massacrando judeus, milhares e milhares. Mas os rumos da Guerra começam a mudar e numa França ocupada pelos nazistas um grupo de soldados judeus, conhecidos como Os Bastardos, são mandados até lá com um único motivo: Matar nazistas, quanto mais melhor, quanto mais eles sofrerem melhor. E é isso que eles fazem. O filme chega, às vezes, a ser nauseante para os mais fracos, mas em nenhum momento deixa de ser belo.

Personagens extremamente reais, com os quais conseguimos nos identificar: a menina assustada e sem pais, que busca no amor por algo a força para continuar, e claro, escrita da forma menos clichê possível. Soldados durões do interior que veêm a guerra da forma mais ingênua e brutal possível. Enfim... as características destes personagens e como eles se interagem seria assunto para um post inteiro.

*****

Logo na seqüencia inicial a fita já nos mostra a que veio: O oficial Hans Landa nos mergulha num dos diálogos mais longos e menos cansativos do filme, que culmina em uma das peças chaves que nos levará ao final inesperado, ou nem tão.

Este filme é uma mescla de todos os filmes de Tarantino, do sangue para todos os lados de "Pulp Fiction" aos cenários exorbitantes e lindos de "Kill Bill", "Bastardos Inglórios" é sua obra-prima e a prova final de que ele é uma das maiores mentes criativas do cinema atual.

******

Por favor, se você ainda não viu este filme, veja.


Certo, vamos falar das atuações, bom, quero falar de uma atuação em especial: Christoph Waltz. O cara não dá chance nenhuma para os outros atores, qualquer cena em que ele apareça, ele literalmente a rouba.

Brad Pitt e compania? Foram ótimos, mas estão em outro patamar de talento, pelo menos pelo que vi neste filme não são páreo para nosso vilão nazista Hans Landa (Christoh Waltz).

Como pensar neste filme e não se lembrar na já citada seqüencia inicial do Hans? Ou no seu astuto chá da tarde com a menina Shosanna Dreyfus, que presenciou o assassinato dos pais pelas mãos do próprio?

Palmas e mais palmas para a atuação deste monstro das atuações.




Bastardos Inglórios no Oscar

Melhor Filme
Melhor Diretor - Quentin Tarantino
Melhor Ator coadjuvante - Christoph Waltz
Melhor Roteiro original
Melhor Fotografia
Melhor Montagem
Melhor Som
Melhores Efeitos sonoros


Com 8 indicações só perde para "Avatar" e "Guerra ao terror" neste quesito. Infelizmente não vejo muitas chances de vitória para a fita, apesar de ser, para mim, de longe o melhor filme de 2009, sem sombra de dúvidas. Mas a questão é que a maioria das categorias tem dono.

Melhor filme: Quem vai tirar esta de "Avatar" (Vide postagem "Avatar" x "Guerra ao terror")???

Melhor diretor: Quentin Tarantino foi o melhor, mas vai explicar isso para a Academia. Esta categoria deve ficar com a ex-mulher de James Cameron, Kathryn Bigelow.

Melhor roteiro original: Esta o fita tem boas chances de brigar, pelo menos está viva na briga e não será surpresa se vencer.

Já das categorias mais técnicas, elas serão divididas quase igualmente entre "Avatar" e "Guerra ao terror", aí você me pergunta o que esses filmes tem de tão bons, essa seria uma pergunta que eu não saberia responder. Talvez melhor fotografia fique com "Bastardos Inglórios". Melhor montagem é outra categoria que deve ficar com esta fita.

Melhor ator coadjuvante: Precisa dizer algo? Christoph, Parábens, esta estatueta é sua fera.


Até mais.

5 Comments:

  1. Thata Souza said...
    Simplesmente amei esse filme. Se assistir um pouco mais decoro até as falas rsrs

    Parabéns pelo blog esta ótimo. Adoooooro filmes ^.^

    Abraços e Sucesso

    Thata Souza
    http://coisasdathun.blogspot.com/
    Mariana said...
    Simplesmente o melhor filme do ano! Sair do cinema com aquele gostinho de "quero mais", "quero de novo". Sentir a vingança em nós mesmos com a risada final de Shosanna [Mélanie Laurent] e o incrível ar de medo que Christoph Waltz consegue nos deixar nas cenas. A cena inicial e a música que abre o filme, então... nem precisam ser comentadas. E o humor negro/inteligente que escorre da tela durante o filme todo.

    "mas a pedidos de uma amiga aqui está uma pequena análise sobre este marco do cinema e de vossas vidas" adorei. o/
    jenifer. said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Anônimo said...
    concordo com tudo o que a mary disse...
    tarantino nos proporcionou um prazer inenarrável (k)

    vou até vê-lo denovo, agora. rs

    beeijos, jeni.
    Anônimo said...
    You ought to take part in a contest for one of the best websites
    on the web. I most certainly will recommend this
    web site!

    My webpage ... http://gohima.com

Post a Comment