quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Oscar 2010 - Avatar x Guerra ao terror

E foram anunciados no último dia 2 de fevereiro, terça passada, os indicados ao Oscar de 2010, que será realizado dia 7 de março.


Surpresas nas indicações? Bom... Não.

Mas ao contrário do ano passado, ano em que "Quem quer ser um milionário" levou quase tudo, a disputa deste ano será bem mais acirrada. "Avatar" e "Guerra ao terror" são os grandes favoritos às principais categorias e sinceramente esta disputa será muito boa. Cada uma das produções disputa 9 estatuetas, sendo que em 6 são concorrentes diretos!
Além de dois ótimos filmes "Avatar" e "Guerra ao terror" marca o embate entre ex-marido e ex-mulher: James Cameron e Kathryn Bigleow.

O Globo de ouro, realizado dia 17 de janeiro, e que costuma dar idéia dos vencedores do Oscar fez a grandiosa obra-prima de James Cameron brilhar! Avatar levou o prêmio de melhor filme de Drama e melhor diretor! Pista do que nos espera em março? Talvez.

Nas últimas semanas muito se falou sobre esta disputa, "Avatar", um filme grandioso, de proporções à pouco tempo inimagináveis, e certamente um filme notável, que nos mostra a real tendência do cinema daqui para frente: mais e mais digitalização. Do outro lado o desacreditado "Guerra ao terror", que teve bilheterias sutis e passou despercebido por boa parte das pessoas, inclusive de mim, e se mostrou aos poucos um candidato forte a corrida do Oscar, colecionando boas criticas e prêmios ao redor do mundo.

Mas será que um filme como "Avatar" grande vencedor do Globo de ouro sairia derrotado na disputa ao Oscar? Muito dificil. A Academia não vai ignorar o fato de que este filme é um marco no cinema, assim como Star Wars já foi.

E "Guerra ao terror", por tudo que ele representa e já fez pode sair de mãos abanando, derrotado depois de tudo? Sinceramente, eu desacredito que saia, e digo ainda, que esta seria minha grande aposta no Oscar, talvez não para melhor filme (ou talvez sim), mas eu apostaria nele para melhor diretor.

Se ambos os filmes se equivalem nos quesitos técnicos, "Guerra ao terror" tem um algo a mais. Sua diretora! A linda Kathryn Bigelow é a primeira, isso mesmo, a primeira mulher a chegar a disputa do Oscar com reais chances de vencer. A Academia não vai ignorar tal acontecimento, que certamente trará um charme à disputa deste ano. E não bastando, a diretora ganhou o prêmio principal da Directors Guild Awards, se tornando a primeira mulher a receber tal prêmio, prêmio que é o grande indicador da categoria de Melhor Diretor do Oscar.

Tudo é tão óbvio que é passível de dúvidas e mais dúvidas, mas enfim, no fim o óbvio é o que mais acontece:

"Avatar" deve ganhar melhor filme (ponto).
"Guerra ao terror" e Kathryn Bigelow ganham melhor direção!

Todos saem felizes? Digamos que sim, ambos saem com prêmios representativos e são reconhecidos pelos ótimos trabalhos.

Tenho muito o que falar sobre a disputa de março, mas vamos deixar para um outro post para falar de outras categorias e filmes.

Só para registrar: A disputa de melhor ator coadjuvante é apenas de praxe, certo? Como imaginar o Christoph Waltz perdendo esta? Ha ha ha, se posso adicionar mais um chute este ano é nesta categoria! Parabéns Christoph, "Bastardos Inglórios" não seria o mesmo sem você. E diga-se de passagem, este é um filme que ganharia muita coisa não fossem "Avatar" e "Guerra ao terror", e certamente premiaria o seu diretor Quentin Tarantino, que mais uma vez nos choca e alegra com um filme perfeito. Esse aí é o único que numa galáxia distante tiraria a melhor direção das mãos de Kathryn, infelizmente cá estamos numa galáxia nem tão distante.

Até a próxima!

0 Comments:

Post a Comment