quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Análise - Juno

Após um carnaval quente, cá estou eu, com a cara toda queimada e descascando todo! Como não tive o prazer de ir ao cinema nos últimos dias, aqui vai uma análise de um dos melhores filmes de 2007, e minha dica para curtirem o restante deste carnaval.

"Seus personagens passam longe dos clichês maniqueístas americanos"
                                            - André Miranda, O Globo.

"Merece mais do que quatro indicações ao Oscar: Merece ser visto"
                                            - Isabela Boscov, Revista Veja.

E é esse filme que teve mais de 750.000 espectadores nos cinemas: Juno. A história de uma menina diferente da maioria. A história de um casal nem tão diferente da maioria. E uma história nada diferente do nosso dia-a-dia.

Juno (Ellen Page) é só mais uma garota em seu colégio, até descobrir que está grávida. Grávida do jovem Bleeker (Michael Cera), o típico nerd excluído da escola, sempre discreto e atencioso.

Quando descobre da gravidez, Juno, ao lado de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby) decide que não é o momento certo para um filho. Ela decide não abortar e encontrar o casal perfeito para criar seu bebê. O filme vai passando e nos sentimos conectados com a jovem garota, partilhando das mesmas dúvidas e receios que a "maturidade" indesejada lhe traz, e como ela lida com os fatos que vão aparecendo é o legal da fita. Além, claro, do romance mais do que "cute" entre ela e Bleeker, que traz ao filme um certo charme geek.

*****

Um filme doce e desprentecioso dos pés à cabeça. Um roteiro muito bem feito pela estreante Diablo Cody e magnificamente dirigido por Jason Reitman (diretor de "Amor sem Escalas"). Roteiro esse, diga-se de passagem, vencedor do Oscar daquele ano. Parabéns Diablo Cody, nada mais do que você merece.

Diálogos rápidos e cenas boas dão um bom ritmo ao filme, que não chega, em momento algum, a ficar cansativo. Ele simplesmente não lhe dá momentos para pensar na dor nas costas: as coisas acontecem muito rápido e você nem percebe o quão dentro do filme está até ele acabar.

Mais uma bela atuação da Ellen Page, que se mostra um talento de verdade, e ao lado do carismático Michael Cera, protagonizou um belo de um filme. Sucintas e precisas aparições da sempre ótima Jennifer Garner, que nem sempre escolhe os melhores papéis para si, mas dessa vez acertou em cheio.

Uma comédia para se assistir e assistir de novo como se fosse a primeira vez. Ela levemente nos mostra como é difícil crescer e lidar com os problemas que a maturidade nos traz, e ela nos traz muitos.

Este é um filme obrigatório se você gosta de cinema, ou se quer apenas passar o tempo.

Valeu, até mais.

1 Comment:

  1. Pod papo - Pod música said...
    Já ouvi falar muito nesse filme, vou procurá-lo na locadora ou tentar baixá-lo, rs

    Beijos

Post a Comment